sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A pluralidade da Educação Física Escolar

É visível a pluralidade que envolve a disciplina de Educação Física, pois em cada cantinho do mundo onde esteja sendo praticado algum esporte, ver-se algumas características comuns de cada localidade. Uma brincadeira no Nordeste não tem a mesma nomenclatura da região Sul do país.

Uma Educação Física plural também implica em termos de alunos plurais, meninos e meninas que se diferenciam em diversas características como, altos, baixos, magrinhos, gordinhos, mais velozes e mais lentos. Tudo isso exige do profissional de Educação Física uma certa habilidade para lidar com todos esses tipos de alunos, sem que nenhum deles se sintam menosprezados, pelo contrário, todos tem que parecer úteis, para que quando adultos não lembrem de sua experiência de Educação Física com muita tristeza ou com muita raiva, pois estas ficaram à margem das aulas, e que não possuem hoje autonomia para usufruir da cultura corporal.

A Educação Física Plural, visa promover a integração de todos os alunos desconsiderando as diferenças e as aptidões físicas de cada um deles, nem a busca de um melhor rendimento esportivo. O essencial nesse trabalho é de que o aluno explore sua capacidade de movimentação, descubra novas expressões corporais, domine seu corpo em várias situações, experimente ações motoras com novos implementos, com ritmos variados, etc.

O leitor do blog, pode encontrar mais informações lendo o artigo sobre esse assunto. Recomendo !

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